Na madrugada deste sábado (20/6), por volta de 1h30, a plataforma de envios do sistema Defesa Civil Alerta foi desativada de forma preventiva. A decisão foi tomada após uma invasão cibernética que resultou no envio de uma notificação falsa para diversas partes do Brasil. O disparo da mensagem foi controlado remotamente por um usuário externo, que não possui qualquer vínculo com o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil.
Notificação gera preocupação entre a população
A mensagem recebida nos celulares dos cidadãos foi classificada como “alerta extremo”, categoria geralmente utilizada para sinalizar desastres naturais iminentes. Contudo, o conteúdo da notificação apenas continha a palavra “misantropia”, que se refere ao desprezo ou aversão à humanidade.
A investigação inicial sugere que se trata de um ataque hacker bem coordenado.
Em comunicado, a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, ligada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), anunciou que já acionou a Polícia Federal para apurar tanto a autoria quanto a magnitude do ataque cibernético.
A secretaria também afirmou estar empenhada em restabelecer o funcionamento do sistema o mais rapidamente possível, o que ocorrerá assim que as condições necessárias para garantir a segurança digital forem totalmente recuperadas.
A publicação sobre a suspensão do sistema da Defesa Civil após a invasão e envio de mensagens falsas foi atualizada.
